A cada dia percebemos com mais frequência, como a arquitetura interna dos hospitais estão sendo modificadas para "fugir" do padrão.
Podemos observar isto principalmente nos hospitais infantis. Por estudos foi notado que quando o ambiente é mais aconchegante, a criança se recupera com mais facilidade e que é ate melhor para o seu psicológico.
Neste tema mostraremos alguns exemplos de espaços hospitalares que adotaram esta forma de tratamento, chamada "arquitetura humanizada".
Neste espaço foi feita uma abordagem com um tema de floresta provavelmente, podemos ver árvores, tocos de madeira do chão com bastante áreas verdes. Com isto as crianças não levam o local tão a sério e até se divertem.
Já neste outro exemplo, percebemos que o local é uma sala de tomografia, onde as crianças podem ficar até horas, assim, tornando um espaço desagradável. Com isto foi utilizado uma temática de oceano, com adesivos de parede, pinturas e muitas cores alegres, para entreter a criança.
Neste hospital, o espaço foi a entrada do hospital, já para primeira adaptação da criança com o local. Assim foi pendurado baleias no teto e foi feito pinturas nas colunas.
Aqui o efeito de humanização foi bem simples, mas com grande efeito. Foram utilizadas paredes com papeis de parede brilhantes, objetos espelhados e luzes coloridas pelo teto e chão do local.
Aqui vemos um trabalho feito em um quarto, onde foram utilizados cores bem vivas em objetos e móveis do quarto, cortinas coloridas, bastante luzes e até mesmo um cavalinho de balanço.
Estes foram alguns exemplos de hospitais humanizados, para melhor estadia do paciente.
Esperamos que vocês tenham gostado e semana que vem teremos mais uma postagem, até logo!
A preocupação demonstrada neste blog com a condição recebida por nossos pacientes é louvável, e se colocada em prática tende a diminuir em muito o sofrimento de pessoas em todo país...Parabéns pela iniciativa !!!
ResponderExcluir